sexta-feira, 13 de março de 2009

O meu animal de estimação

A minha Irmã gata
Hermínia Maria Cerqueira de Figueiredo.
ou

A Gata Mina

"A sensual e sedutora Princesa do Vale do Alva"

Chamo-lhe assim por pertencer à nossa família, não tem pedigree,
estava abandonada tinha talvez 3 semanas pelos meus cálculos; Em Agosto de 2007, estava numa pequena caixa de papelão com uma pega de cozinha a servir de colchão para dormir e um velho taparower com batata frita Pála-Pála que ela se limitava a lamber, ainda não mastigava. Estava próximo do parque de campismo de Côja, os irmãos tinham morrido de subnutrição, só ela sobreviveu. Nesse dia a pequenita gata de olhitos verdes, tricolor,
aproximou-se de nós muito suja e com alguns bigodes queimados, e foi amor à primeira vista, desde aí não mais nos largou, foi ela que nos escolheu e adoptou.

Não sei qual a sua raça felina, mas suspeito de tratar-se do gato comum arraçado de "Egyptian Mau", é de porte muito pequeno, uma fêmea tricolor que nasceu em Julho de 2007, é natural da vila de Côja, concelho de Arganil, distrito de Coimbra.

Classificação do gato Doméstico:
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome: Gato Doméstico
Nome Científico: Felis Catus

Se não for essa a raça então o nome cientifico é um:

" Felis Tricanos Catus Tricolor "

Cá da família Figueiredo

Trouxemo-la para a nossa casa, à qual depressa se habituou e a tomou como sua, actualmente este é o seu território, nós somos apenas os seus mordomos ou animais de estimação.

Uma confortável cama só para ela, forro em pelúcia para ela fazer o ritual felino de massajar as patas ao mesmo tempo que chupa a pelúcia, antes de se aninhar.

Mas no Inverno depressa se habituou a dormir na nossa cama, nomeadamente debaixo dos cobertores, junto das nossas pernas.

É extremamente asseada mas fica freneticamente furiosa quando lhe mexem ou limpam o WC privativo.

Este é o seu local favorito para apanhar o sol da tarde. Quando está com o cio normalmente de 15 em 15 dias, raramente mia apenas faz "curru, curru", na realidade o que me custa mais, é que nesta fase ela só quer saltar para cima de mim, sempre que pode trepa por mim acima e arranha-me todo, para se encavalitar nos meus ombros, tipo Papaguaio.

Comprámos uma Chinchila sintética só para ela, onde se refastela nas suas cerca de 16 horas de sono diário.

É um felino extremamente hábil pela sua leveza e uma exímia caçadora, não há mosca nem borboleta que lhe resista, sem exagero já a vi dar um salto de cerca de 2 metros para apanhar um insecto.

Este vaso é o seu jardim privativo onde se estende ao sol da manhã, e entretém a mordiscar as folhinhas e observar os passarinhos, que lhe metem muita confusão.

"As mulheres e os gatos fazem o que lhes agrada; os homens e os cães deveriam relaxar e acostumar-se com a ideia.
- Robert M. Heinlein "

Os Natais, esses são a loucura total, a Árvore de Natal é o melhor parque de diversões para a Hermínia, bolinhas reluzentes e enfeites brilhantes numa árvore para trepar só para ela, não merece a pena dizer nada, nem apurar uma grande decoração, a época é de Festa para todos, afinal trata-se do nascimento do criador.

O cheiro a terra e a lenha para a lareira fazem as suas delicias, talvez lhe façam lembrar os odores da sua aldeia natal.

É louca por alface e couves cruas e adora beber água directamente da torneira.

Mas a sua alimentação preferida é patê de coelho, ração seca para gatos e bofe de borrego cozinhado. A sua manutenção é simples, uma escovadela semanal no seu curto pêlo e uma limpeza nos ouvidos com cotonete, e uma boa coçadela atrás das orelhas.

Dócil, nomeadamente para os de casa, aprecia a harmonia da casa, o silêncio, irrita-se com o toque do meu telemóvel, já mudei de tom, mas não é por isso, é que não gosta mesmo que eu o atenda, quando pode espézinhao-o todo na tentativa de o desligar, não costuma ser sociável com quem não conhece, nem gosta de ver lá muita gente em casa ao mesmo tempo, entra em stress.

Considero-a a minha melhor e fiel amiga, muito curiosa próprio de coisas de gaja, para onde eu vou ,vai ela, e não se deita enquanto eu não for para a cama, sabe quando estou doente, deita-se todo o dia ao meu lado e de vez em quando lambe-me as mãos, detesta ver-me tomar banho porque acha que não é bom para mim, e quando saio da banheira ajuda-me a limpar lambendo as gotas de água que me escorrem nas pernas.

*

As características psíquicas que definem um cão e um gato:
Num dia de sol, um cão e um gato estavam deitados a pensar:

O cão pensava do dono:
Esse tipo dá-me tudo o que eu quero e preciso: atenção, carinho, comida, abrigo... Já sei! Ele é Deus!

Já o gato pensava:
Esse tipo dá-me tudo o que eu quero e preciso: atenção, carinho, comida, abrigo... Já sei! Eu sou Deus!

Mas aprende mais sobre gatos neste sitio em:

http://www.becodosgatos.com.br/domestico.htm

Dia 4 de Outubro, dia Mundial do Animal.

Sem comentários:

Enviar um comentário