quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Carving Wood

Esta é uma obra do GJDU
(Grande Jardineiro do Universo)

Carving Wood ou entalhamento uma arte que também é Escotista

A pare das constroções escotistas com troncos, varas e nós e amarras a chamada arte pioneira ou o Pioneirismo, que eu na época me especializara, houve outra arte que me apaixonou o entalhamento na madeira, hoje mais conhecido por "Carving Wood".

Vou postar aqui algumas imagens das minhas experiências em Carving Wood, um dos meus actuais Hobbies.
É isso mesmo que estás a pensar.
"Quem não têm que fazer, faz colheres"
Cão e Raposa
A 1ª vez que tomei contacto com esta Arte foi nos Escoteiros, mais propriamente no Campo do Parque Escola da A.E.P., não só pelos Totens que ladeavam a entrada, em geito de demarcação de território Índio, mas também porque um escoteiro algures dos Açores tinha a habilidade de criar a partir de qualquer tronco seco a figura de um Mocho, á enxó, tinha eu os meus 15 anos, com o tempo e dada as necessidades de manufacturar umas cabeças de Lobo em madeira para adornar a vara da "Alcateia" - o grupo dos mais pequenos, os "Lobitos", fui-me aperfeiçoando a pouco e pouco, primeiro aproximava com uma pequena serra depois aperfeiçoava o melhor que sabia, ora com uma navalha, ora com formão, e depois foram surgindo figuras outros modelos.
Cabeça de Cão.
Bem... quero dizer..., uma tentativa.
Cabeça de Lobo, em fase de acabamento.para encimar numa vara
o "Totem" da Alcateia
Um apito personalizado de escoteiro.
Apito de madeira - A Mona Liza.
Inspirado na cara da vizinha de um amigo meu, cá da freguesia.
Espanta espíritos, espanta bruxas, espanta tudo, deixem passara Srª. que é bonita e simpática, Bem Haja, benza-a Deus.
Apito de madeira - Figura mística da cabeça de São Fernão Ferro, digo eu ... , mártir da porrada, que morreu teso e de boca aberta, espantado com o que viu (e não devia de ser bom), um poderoso amuleto para chamar as miúdas.

Continua...
Dá uma espreitadela em :

1 comentário:

  1. Os teus trabalhos são lindos! Perfeitos e muito craitivos. Pena não fazeres mais coisas destas. Ainda espero uma cabeça de gato.
    Beijocas.

    ResponderEliminar