Arganil - Côja - O Rio Alva
GPS: N 40º 16' 7.57'' , W 7º 59' 18.67''
O nosso local escolhido para a actividade foi Côja, uma bonita aldeia do Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, e banhada pelo cristalino Rio Alva de águas baixas, num local abençoado pela natureza e pelo fresco ar do rio.
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"O desporto é a única profissão que eu conheço na qual, quando você se aposenta, tem de começar a trabalhar."
(Earl Warren)
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Capitão Haddoc
"O Homem do Leme."
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O problema é que adquirimos estes equipamentos e não trazem livro de instruções de navegação nem a técnica da pagaia, foi mesmo á pazada autodidacta que aprendemos, velho espírito de português e marinheiro... "Siga marinha".
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O nosso baptismo de canoagem, ao principio foi difícil, pazada para cá, pazada para lá, e ali andávamos em círculos sem sair do mesmo sitio, mas tanta pazada demos na cabeça e na cara dos banhistas na zona de banhos, (que aliás no fundo até deu jeito para impulsionar a canoa para a frente), mas sem perder o status e a boa educação, lá ia dizendo sempre com uma vénia: Desculpa lá pá já é a 2ª vez, pardone moi mon ami, chupa, papa, Hops sorry, temos pena, molha a cabeça que isso passa, excuse me please mi laydi.
Mesmo assim fui considerado "persona non grata" e inimigo publico, porque seria?
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Com o nosso Espírito aventureiro, lá nos safemos!
" Sempre sorrindo ás dificuldades "
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Difícil, Bom bordo - Estibordo, sem sair de bordo.
Ao principio foi grande a confusão, mas depois lá atinamos, até parecia que o fazíamos há anos, já não havia segredos, foi uma questão de algumas horas.
Certinhos e direitinhos como verdadeiros atletas da modalidade, deslizamos ao sabor da corrente nas águas clamas do rio Alva, ladeados de uma beleza divina.
O cenário era lindo, tal e qual um rio da Amazónia, uma vegetação densa e luxuriante, o cantar melodioso das aves, o grito dos corvidios, o coaxar das rãs, e o voo rasante de lindas Libelinhas azuis, a limpidez do rio onde se podia observar as cobras de água e o bater suave e ritmado das pagaias nas águas calmas do rio e o salto de um ou outro barbo do rio, rompiam o silencio do lugar, já longe, o basqueiro dos Jacarés tinha ficado para trás na zona de banhos.
Depois de muito remar, eu e o nosso "agile bow" Sérgio, lá atracamos num lugar deserto a quem eu dei o nome de "Porto Seguro" era calmo para almoçar e retemperar forças, umas coisitas leves, só para não voltar atrás, ali não havia perigo.
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O meu bisavô Joaquim António Espada também foi marujo,
e o meu trisavô Manuel de Sousa era "catraeiro" por isso está-nos no sangue.
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Nos dias seguintes encontramos outra descida para o rio, onde não havia ninguém para nossa sorte.
Mas para aprender mais sobre canoagem espreitem este sitio:
Pequeno glossário de termos específicos das actividades de desportos com remos:
Agile Bow: Um membro de uma tripulação de remos, que é o responsável por sair do barco na margem e segurar o barco.
Águas baixas: Fluxo do rio abaixo do previsto. Podem aparecer mais rochas e obstáculos, os rápidos tornam-se mais técnicos.
Águas Bravas: Água em movimento, cuja superfície fica turbulenta ou com espuma, seja por passar por rochas, ou por passar por canais de rio estreitos, ou ainda por uma inclinação escarpada.Águas elevadas: Fluxo do rio acima da média prevista. Torna as correntes mais rápidas. Alguns rápidos tornam-se mais fáceis, outros mais difíceis.
Ângulo do barco: O ângulo do barco relativamente à corrente.
Anteparo: Compartimento fechado na proa ou popa de uma canoa ou caiaque cobertos. Inicialmente usado para flutuação, mas também como área de armazenamento.
Balde: Um recipiente ou balde aberto usado para remover água do bote.
Barco a remos: Um bote com uma tripulação de remadores e um guia.
Barco líder: O primeiro barco da flotilha, frequentemente liderado pelo líder da viagem.
Barco varredor: Um barco equipado com utensílios de primeiros socorros, de segurança e de salvamento, que normalmente aparece em último na flotilha.
Bote de borracha: Um barco insuflável com dois pontões normalmente movimentado através de remos presos ao barco.
Buraco: Uma depressão no rio causada por correntes de água inversas. Também pode ser chamado de hidráulico.
Cabine do piloto: Uma abertura no convés de um caiaque ou canoa fechada, onde o remador se senta.
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Cascata: Uma queda de água de um terraço situado no leito do rio.
Casco: O corpo da canoa ou caiaque; a área com o maior impacto na forma como o barco e a água interagem.
Colete salva-vidas / Buoyancy Aid: Dispositivo pessoal de flutuação, aprovado pela guarda costeira, e usado como um colete.
Comandos de remar: Instruções usadas pelo guia para comunicar com a tripulação.
Conversa de segurança: Uma conversa antes de cada viagem, na qual os remadores aprendem alguns conceitos de segurança no rio.
Convés: Área fechada acima da proa e / ou da popa da canoa ou caiaque.
Corrente: Movimento horizontal da água.
Declive: Queda de elevação na correnteza de um rio. O grau de inclinação é normalmente expresso em números de pés diminuído por milhas.
Dry bag, Day bag: Um saco estanque para guardar equipamento no rio, ajuda a manter as coisas secas.
Dry suit: Um fato desenhado para manter toda a água fora, sobre o qual qualquer peça de roupa pode ser usada.
Duckie: Um barco insuflável para uma ou duas pessoas, normalmente remado com duas pás. Também conhecido como caiaque insuflável, Funyack, Splashyak.
Enrolado: Um barco mantido contra uma rocha ou outro objecto pela força da corrente.
Exploração: Inspeccionar visualmente um rápido da margem do rio para seleccionar a melhor rota para o navegar.
Fato de neopreno: Um fato de neopreno, que permite a entrada de uma pequena quantidade de água, para ajudar a aquecer o corpo.
Ferry: Atravessar uma corrente ou rio, sem se movimentar na direcção da corrente do rio.
Final: O ponto onde a viagem de rafting termina e os botes são retirados do rio.
Flip: Um barco volta-se de cabeça para baixo através de uma onda, rocha ou outro contratempo.
Flotilha: Um grupo de barcos juntos numa viagem.
Gancho do barco: Uma corda pequena ou um aparelho de pega que passa através da proa / convés de um caiaque ou canoa.
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O Capitão sou eu!
Guia: A pessoa que pilota o barco rio abaixo, dando instruções de remo à tripulação, (é o capitão do remo).Hidráulico: Um grande buraco com a água a fluir ao contrário.
Hipotermia: Descida da temperatura média do corpo, causada por uma perda de calor do corpo mais rápida do que a sua produção. A hipotermia é uma ameaça quando a temperatura da água anda abaixo dos 10ºC.
Hoopi: Teia tubular com múltiplas funções para manobrar o barco e na sua preparação.
Líder da viagem: Um guia designado para que a viagem corra o mais agradavelmente o possível.
Linha de água: Uma linha alcançada pela água ao longo do casco do barco; a forma da linha de água e as características do barco mudam à medida que a carga muda.
Linha de remoinho: Quando a água que fluí rio acima passa pela água que fluí rio abaixo.
Margem direita do rio: A margem direita do rio, no sentido da corrente.
Margem esquerda do rio: A margem esquerda do rio, no sentido da corrente.
Mosquetão: Um clipe, usado para segurar coisas ao barco, e para construir sistemas de segurança e salvamento.
Pá: Extremidade larga e achatada do remo, usada para propulsão.
Piscina: Área com águas paradas, sem rápidos.
Popa do navio: A parte de trás do navio.
Proa: A parte da frente do barco.
Put-in: O ponto de partida de uma viagem de rafting, na qual os botes são colocados na água.
Queda de água: Um rápido de águas bravas, normalmente de pequena duração, que começa e acaba com águas relativamente calmas em vez de terminar numa corrente contínua de água.
Queda de água: Um rápido tipo “terraço”, onde o “terraço” não é vertical. Uma queda de água é pela sua natureza um meio-termo entre um rápido e uma cascata.
Queda de água: Um canal estreito através do qual o fluxo da água é mais rápido e mais profundo do que o fluxo normal.
Quilha: Uma linha central ao longo do barco para prevenir (teoricamente) escorregar para o lado. Adiciona rigidez e funciona como suporte ao casco.
Rafting: Modalidade desportiva, que consiste na descida de um rio numa embarcação ou num “dinghy” de borracha usando remos para contornar obstáculos, evitando sempre virar a embarcação (causando, assim, a queda da tripulação no rio).
Rápidos: Uma série de ondas ou turbulência.
Remada: Técnica para remar usando “golpes” para baixo e para a frente para estabilizar uma canoa ou caiaque inclinados.
Remo: Uma longa pá, ligada ao barco por toleteiras e usada para remar.
Remo do bote: Um remo com uma única pá com uma grande superfície, que se segura nas mãos e não estão presas ao barco, usado para mover o barco para a frente ou para trás. Pode ter só uma única pá (para rafting e canoagem) ou dupla (para andar de caiaque, “solo cats”, caiaques insufláveis).
Remoinho: Uma corrente de água com uma corrente contrária que cria um pequeno remoinho.
Run: Uma secção do rio que é navegável.
Saco de Salvamento: Um pequeno saco que contém uma corda enrolada para efectuar salvamentos no rio.
Sportyak: Um tipo de barco pequeno a remos com guia, típico no Sudoeste da América. Bastante visto nos rios de Utah's Green e San Juan. Anexos
Stopper: Uma onda parada, na qual a maior parte das ondas bate e volta para trás (rio acima). Buraco, por exemplo, um dreno da rocha é um “Stopper”, criado pela água que cai sobre esta.
Strainer, Sieve: Uma abertura ou aberturas, pelas quais a água pode cair, mas não um objecto sólido, tal como uma pessoa ou barco. Normalmente formado por árvores nas margens, ou por rochas umas em cima das outras, com água a correr ao longo delas. Uma das mais perigosas características do rio.
Transporte: Transportar os barcos à volta de um rápido, o qual o líder do grupo não sinta que a sua tripulação consiga passar com o sucesso e segurança.
Trim: Um barco “trim” é nivelado, lado a lado e do início ao fim do barco. Isto através de alteração da carga ou da posição dos remadores.
Viga mestra: A largura do casco de um barco, medida no ponto mais longe.
Virar: Acontece quando uma canoa ou caiaque ficam presos na corrente contra uma obstrução e viram de lado. Isto pode resultar em graves danos, já que a força da corrente envolve o barco à volta do obstáculo.
“Z-Drag”: Um sistema de libertação usado para dar uma ajuda mecânica, ao tentar libertar um barco.
1 comentário:
Grande aventura, grande descrição...
Estou a pensar em comprar um desses kaiaks (esse modelo em particular). É fácil de seguir em linha recta, ou anda-se sempre aos círculos? Permite uma velocidadezita razoável ou temos a sensação de nunca sair do mesmo sítio?
Obrigado
Um abraço
Paulo
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